A validade do teste toxicológico para motoristas, de acordo com as determinações do CTB, é de até 90 dias após a coleta da amostra do condutor. Depois que esse prazo for encerrado, é necessário que o motorista repita o processo. Já a validade do exame para finalidade de fiscalização, é de 2 anos e 6 meses (30 meses), sendo necessário o motorista renovar a final desse período. No caso de exames para concursos públicos ou particulares, o teste têm validade de 60 dias.
Se o principal objetivo do condutor for renovar a sua carteira de motorista, ele precisará solicitar novos exames junto ao seu empregador. Além disso, o DETRAN determina uma tabela com as datas de renovação para cada validade da CNH. Por isso, é sempre importante ficar de olho nessas informações.
Diante de novos prazos estabelecidos para a adequação dos condutores e determinados pelo CONTRAN, a fiscalização desses exames poderá gerar uma autuação. Sendo assim, sempre será necessário que os condutores realizem o teste, ao mesmo tempo que respeitem o limite máximo estabelecido para a sua realização.