A nova versão passou a valer a partir de 1° de junho (2022), assim que cada motorista for tirar pela primeira vez, fazer a renovação ou emitir a segunda via. Sendo assim, os motoristas que ainda estiverem com a CNH válida não precisam realizar a troca imediata para o novo modelo de carteira.
O novo documento poderá ser expedido em meios físico, digital ou ambos. Portanto, cada condutor pode escolher como deseja portar esse documento. A nova CNH tem as cores verde e amarela predominantes, além de conter uma tabela de identificação para os tipos de veículos que o motorista tem permissão para dirigir.
A validade da CNH ainda continua com as mesmas regras vigoradas no ano passado. Sendo assim, a validade da nova CNH é de 10 anos para motoristas com idade inferior a 50 anos, 5 anos para cidadãos com 50 a 69 anos e 3 anos para condutores com 70 anos ou mais. Abaixo confira mais detalhes desta nova versão do documento:
- A categoria (A, B, C, D ou E) está visível na primeira coluna da nova CNH;
- Em seguida, haverá a imagem do tipo de veículo e a confirmação se o motorista está habilitado para conduzir;
- Nesse documento atualizado, haverá a indicação por meio da letra “P” se referindo que o condutor tem apenas permissão para dirigir;
- Caso o motorista já possua a CNH definitiva, então a indicação será feita pela letra “D”;
- Haverá um campo para indicar que o condutor utiliza a carteira de motorista para trabalhar;
- Na nova atualização também terá um campo para apresentar possíveis restrições médicas;
- O QR Code será mantido na nova versão da CNH, que já está disponível nos documentos emitidos desde 2017. Esse código armazena todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do condutor.