Conheça a seguir os principais efeitos da cocaína e descubra porque essa droga é tão viciante e perigosa:
1️⃣ INTENSA SENSAÇÃO DE EUFORIAO uso da cocaína provoca no cérebro o aumento do estado de alerta, da sociabilidade e da autoconfiança, além de reduzir a necessidade de dormir, o cansaço e o apetite.
2️⃣ DIFICULDADES CARDIOVASCULARES
Essa droga tem capacidade de aumentar a pressão arterial, o consumo de oxigênio para o coração e a frequência cardíaca, dilatando as pupilas. Após o consumo de cocaína, o indivíduo também pode desencadear isquemia, arritmias, angina e até mesmo infarto e AVC.
3️⃣ PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS
O fato do consumo de cocaína geralmente ser por via nasal faz com que o usuário tenha sinusite, rinite crônica, úlceras de orofaringe, perfuração do septo nasal e também necrose da mucosa nasal.
4️⃣ SÍNDROME DO PULMÃO DO CRACK
É uma hemorragia nos alvéolos pulmonares geralmente decorrente ao fumo constante de crack, mas que também pode se dar pelo uso de cocaína. Nesse caso, o dependente apresenta falta de ar, tosse com possível escarro sanguinolento, febre e insuficiência respiratória, precisando ser intubado e respirar por meio de ventilação mecânica.
5️⃣ TRANSTORNO GASTROINTESTINAL
Outro efeito negativo que o uso da cocaína pode ocasionar é a elevada taxa de perfurações e úlceras gástricas, bem como colite isquêmica e complicações intestinais.
6️⃣ COMPLICAÇÕES NOS RINS E FÍGADO
O usuário de cocaína pode comprometer o funcionamento dos rins e fígado, pois quando a substância percorre os vasos sanguíneos, esses dois órgãos são igualmente afetados por insuficiências severas, que têm possibilidade inclusive de causar óbito.
Não use drogas e mantenha seu toxicológico em dia!